Por Que os Produtos Importados no Brasil São Tão Caros?

A diferença de preço é gritante! Existem produtos que saem no exterior por mais de 85% de diferença, mas isso se deve às leis governamentais brasileiras.
por que os produtos importados são tao caros no Brasil

Infelizmente no Brasil praticamente 40% do valor de determinados produtos é tributado pelo governo como forma de impostos, sendo que existem produtos que chegam a ser 70% mais caros do que o comum.

Também conhecida como “bagunça tributária”, os produtos são inspecionados por diversos tipos de entidades governamentais que cobram taxas pelo ingresso no país, IPICIDEIOFICMSCOFINS entre outras entidades que fazem o valor aumentar de uma forma surpreendente. A má intenção é visível, pois imagine só um imposto que incide sobre outro imposto? Por exemplo, o ICMS incide sobre o CONFINS, que incide sobre o PIS e por aí vai.

Desta maneira tudo o que entra no país fica mais caro, pois um imposto cobra em cima de outro imposto; algo que já está pago precisa ser pago novamente.

Todos sabem que essa atitude é errada, mas por causa da quantidade de dinheiro que entra o governo não soluciona.

Exemplo de preços modificados por impostos…

tabela_impostos

Ou seja, a diferença de preço entre os produtos que você conhece se deve ao fato de alguns pagarem taxas de importação e outros não. Um exemplo muito bom, que poderá explicar para você a importância da importação, é usando o exemplo das placas de computadores. Existem placas que custam 140 reais, mas existem alguns lugares que você consegue comprar a mesma placa por 45 reais; ou seja, na verdade se trata do mesmo produto, porém um pagou a taxa de importação e o outro não. Mas com todas essas taxas cobradas é possível evitar taxa de importação e começar a economizar mais em produtos importados no Brasil.

Como funciona o processo? É legal ou Ilegal?

A taxa de importação é imposta pelo governo para todas as indústrias que comercializam dentro e fora do país, mas no caso de uma pessoa física pode normalmente fazer envios para outras pessoas físicas fora do país e sem pagar essas chamadas taxas de importação.

O produto continuará sendo original e possuirá nota fiscal de uma forma completamente legal, aprovada pela fiscalização governamental, porém o preço dela é muito mais acessível porque não passou pelos sistemas governamentais, vieram parar direto em sua mão.

Por Que os Produtos Importados no Brasil São Tão Caros?
5 (100%) 8 votes