9 Dicas Para Evitar a Taxa de Importação

O maior problema de muitos importadores é querer importar de qualquer maneira, ou naturalmente achar que mandar uma mercadoria como presente passaria sem riscos de tributação pela alfandega, nem sempre a própria alfandega engole esse tipo ato,e é por isso que existe muitas maneiras que podem fazer com que sua mercadoria passe pela alfandega tranquilamente, sem nenhuma taxa de importação, já imaginou ?

taxa de importaçãoImportar tranquilamente sem taxas de importação não é uma mágica ou algo 100% certeiro, seria probabilidades a palavra certa. Com as dicas que vou te passar abaixo irá diminuir muito as chances de sua mercadoria não ser tributada e você poder tirar bom lucro em suas vendas.

9 dicas de como evitar a taxa de importação

Caixas pequenas e leves

Para fazer importações e pagar a menor taxa de tributos, é preciso se concentrar em evitar as tarifações excessivas,
por isso é muito indicado que o importador conheça uma forma de trazer a maior quantidade de produtos sem nenhum tipo de aborrecimento.

Se você usa algum serviço de redirecionamento qualquer, evite trazer caixas grandes. Se por exemplo você comprarcaixas 30 produtos que formam uma caixa grande para você enviar para o Brasil, evite comprar isso tudo para um envio só, reparta em dois ou três envios. Caixa grande e pesada atrai os olhos da alfândega.

Caixas sem marcas estampadas

Se você compra, por exemplo; produtos na Walmart ou na Amazon, elas vêm com aquela fita da empresa grudada na caixa. Esse tipo de caixa também atrai os olhos da alfandega, e tem muita chance de ser tributado porque não é enviado de uma pessoa física, e sim empresa. A própria empresa que você efetuou o pagamento te manda. Redirecionadores, geralmente também utilizam esse serviço de tirar essas marcas da caixa e te enviam em uma caixa normal sem marca nenhuma.

Valor declaradodeclarar a taxa de importação

Quanto maior o valor declarado, mais chances tem de você ser tributado, porque valor grande gera grandes taxas de importação, por isso existe essa necessidade de um redirecionador verificar sua encomenda antes.

Quantidade exata

Nunca declare uma quantidade menor do que realmente está na caixa, Por exemplo:Se dentro da caixa você tem 10 camisetas e 3 relógios e você declara dizendo que tem só 10 camisetas e não declara os relógios, acabará tendo problemas sérios, pois não é permitido declarações falsas, corre ainda mais o risco de ser tributado e ainda pode levar multas por declaração falsa. Você precisa fazer tudo da maneira mais clara possível, para evitar qualquer tipo de problema com o governo, lembre-se que o problema não é pagar a multa, mas se chega a acontecer mais de uma vez, é constituído crime federal, e o importador poderá ser até mesmo preso por causa de sonegação de impostos. Sempre declare a quantidade correta e nunca tente burlar o sistema, pois isso não é necessário, além de ser perigoso.

 “FALSA DECLARAÇÃO QUANTO À NATUREZA DAS MERCADORIASIMPORTADAS. MULTA.  ART.  524, PARÁGRAFO ÚNICO, DO REGULAMENTO ADUANEIRO” 

Já ouve casos de falta de produtos por causa das declarações falsas, por exemplo, você comprou as 10 camisetas e 3 relógios, mas você só declarou as camisetas, e realmente só veio as camisas, que chato isso, rs. Ou seja, é capaz deles retirarem as mercadorias de sua encomenda, isso fará com que uma mentira custe muito caro.

Retirar etiquetas de preço

Muita gente tira das caixas para que o produto pareça usado e não seja tributado, mas isso não adianta, usado ou novo, ele corre o risco de ser tributado. As etiquetas por muitas das vezes são maiores do que o preço que você paga, então para evitar alto custo na taxa de tributação, peça para o redirecionador tirar as etiquetas. Essa atitude fará com que sua despesa seja consideravelmente menor.

Retirar a invoice

Para aqueles que não sabem do que se trata a invoice, é um documento comercial que formaliza as operações de compra e venda no exterior, neste documento está informado o contendo, a quantidade, o preço e as condições de pagamento das mercadorias. Neste caso é indicado retirar a invoice original do produto, poisnão existe nenhuma lei que obrigue você enviar mercadorias dos Estados unidos para o Brasil com a invoice original junto. Quando a pessoa dos Estados Unidos, seu fornecedor, fizer a declaração alfandegaria, essa declaração tem valor de invoice, por isso não é necessário o envio.

entregador de caixasEvite muitos envios juntos

Se você é importador de grandes volumes, evite enviar essas mercadorias no mesmo dia, porque, por exemplo, se você mandar 3 caixas juntas, o correio sempre deixa elas uma do lado da outra, quando passar pela alfândega eles vão perceber que as três caixas são da mesma pessoa, assim irão tributar. O indicado é fazer envios separados de forma que as caixas não se encontrem durante o processo de envio, fazendo com que seja individual cada processo.

Declaração genérica

Em um caso declarava-se iphone e por muitas vezes foi tributado, depois ele declarou cellphone, ficou cego as vistas da alfândega. Se por exemplo você comprar um relógio de uma determinada marca, evite declarar a marca ou o modelo, simplesmente declare “relógio”. É permitido declarações genéricas, isso vai evitar muitas tributações.

Redirecionamento de pacotes

Utilizar serviço de redirecionamento de caixas, principalmente redirecionadores que usam todas essas dicas citadas a cima, os redirecionadores fazem o papel principal em todos os processos de envio que você encomendar.
É indicado que você procure conhecer seu redirecionador, conversar com ele qual é a melhor maneira de prestar o serviço para você, procure encontrar redirecionadores que possuam boa reputação e procure encontrar um bom profissional pela qualidade de serviço, mais do que pelo preço em si.

9 Dicas Para Evitar a Taxa de Importação
5 (100%) 8 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *