10 Maneiras de se Tornar um Empreendedor de Sucesso

Todo empreendimento nasce de um sonho. Para que o empresário – ou futuro empresário – tenha um negócio de sucesso e possa ver seu sonho se tornar realidade trabalhando com o que gosta, é preciso planejamento, que ele goste do que faça e que siga algumas estratégias que podem ajudar no empreendimento.

empreendedor

#1.   Pensando na liderança

Invista na liderança. Pense em dominar o mercado ou um determinado setor. A intenção é criar um negócio de sucesso e permanecer líder de mercado. Essa é uma estratégia arriscada e que não permite erros, sem segunda chance.

É preciso analisar e pensar com cuidado, traçando uma meta definitiva para que a concentração e os esforços sejam lançados. Assim que os resultados começarem a aparecer, o empreendedor deverá mobilizar os recursos necessários para continuar e manter a liderança.

#2. Pesquisa de mercado

Estar em constante pesquisa de mercado é fundamental. Pesquise novos clientes, invista em menores preços e custos de serviços e produtos de seu negócio e invista uma parte do orçamento para tal. Não perca a determinação e o esforço.

#3. Imitação criativa

O bom empreendedor é aquele que trabalha com aquilo que já existe no mercado, porém de maneira inovadora ou ainda melhor. Perceba o que falta para satisfazer a necessidade dos clientes, o que eles desejariam acrescentar, características adicionais, e invista.

Essa estratégia é conhecida por imitação criativa: reinventar ou melhorar algo que já existe. Enxergue o produto ou o serviço que você oferece com os olhos de seus clientes.

#4. O nicho ecológico

Diferente das estratégias acima, que são de competitividade e de liderança de mercado, o nicho ecológico nada mais é do que tornar o seu empreendimento em um monopólio, ou seja, um produto ou serviço bem sucedido e praticamente imune à competição e sem chances de ser desafiado.

Aqui, é preciso discrição. O que você planeja é essencial, mas a discrição é que fará ninguém competir. Se o produto é essencial, o mercado deve ser limitado a ponto de  você conseguir alcançar a liderança, não permitindo que nenhum outro possa fazê-lo.

#5. Mudando os valores e características

Pensando ainda na inovação, pense em alterar a utilidade do produto ou serviço, do seu valor ou características econômicas. Assim, você cria em seu cliente a necessidade do uso do seu empreendimento, da fixação do preço, da adaptação da realidade social e econômica oferecendo a ele o seu verdadeiro valor.

#6. Afastando os maus pensamentos

Se algo não der certo, reunir negatividade e ficar reclamando não resolve. O negócio é agir e modificar a realidade.

#7. Muitas alternativas

É bom sempre ter diversas opções e não apostar somente no plano A ou B. Tenha na cabeça diferentes alternativas para vencer.

#8. Aprendendo com o fracasso

O fracasso pode acontecer e não deve ser visto de maneira desmotivadora. Use-o a seu favor para aprender e seguir em frente.

#9. Ame o que você faz

Porque o melhor empreendedor é aquele que é apaixonado por seu trabalho e o exerce com entusiasmo.

#10. Conhecimento em seu negócio

Todo empreendedor deve ter o conhecimento daquilo que quer e do que faz. Esteja sempre atualizado para aumentar seus horizontes. Não importa o nicho de mercado, seja no nicho dedoces, importação, mercado digital, imobiliário, investimentos, etc.

10 Maneiras de se Tornar um Empreendedor de Sucesso
5 (100%) 12 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *